Todos os Planos de Saúde
22 Março, 2018
Amil
22 Março, 2018
Show all

Qual a diferença entre o Amil Saúde e o Amil Dental ?

5 (100%) 1 vote

O conceito de saúde não serve apenas para o corpo, mas também para o sorriso. No entanto, os planos de saúde não são obrigados a fornecer cobertura odontológica, e existem convênios voltados exclusivamente para este fim. A Agência Nacional de Saúde Suplementar classifica as operadoras de planos de saúde em dois tipos:

– médico hospitalar, que pode ou não oferecer a cobertura odontológica de forma adicional à cobertura médica e hospitalar;

– odontológico, que trabalha exclusivamente com a saúde dos dentes.

No caso específico da Amil, os planos médico-hospitalar não abrangem a cobertura odontológica, especialidade do convênio Amil Dental. Não é preciso ter um plano Amil para contratar um Amil Dental, e vice-versa. Eles funcionam como convênios independentes. Por isso mesmo, os boletos de pagamento do plano Amil e do Amil Dental são diferentes e podem ter datas de vencimento distintas. A empresa considera como data de vencimento o aniversário mensal de adesão ao plano.

Então se você já tem um dos planos, deseja contratar o outro, mas não quer abrir a carteira duas vezes ao mês, é bom ficar atento à sua data de adesão. Depois de contratado, você só pode mudar a data de vencimento do boleto uma vez, e para uma data que esteja a cinco dias de diferença da data anterior. No entanto, os clientes têm login e senha únicos no site da empresa, e podem acessar as informações de todos os planos dos quais a pessoa é titular em um mesmo espaço.

O que o plano Amil odontológico me garante?
O convênio Amil Dental cobre todos os tratamentos previstos no rol da ANS (lista padrão de procedimentos que todo plano odontológico deve obedecer), além de alguns itens extras previstos no contrato de adesão. Em resumo, o convênio odontológico Amil cobre consultas, incidentes de urgência e emergência, limpeza, procedimentos de prevenção, aplicação de flúor, raios-x, tratamentos de gengiva, tratamentos infantis, restaurações, cirurgias, extrações de dentes, tratamento de canal e coroas.

Em caso de dúvida se o plano é obrigado ou não a oferecer algum tipo de procedimento, você pode consultar o site da ANS. Se for um item listado pela agência, a cobertura é obrigatória pela empresa. Clique aqui para acessar o rol da ANS.

O plano Amil Dental está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal, mas não possui cobertura em todas as cidades. No entanto, se você precisou fazer um procedimento em uma cidade onde não há Amil Dental, é possível solicitar um reembolso. A empresa não reembolsa procedimentos feitos por profissionais não credenciados em regiões onde há Amil dental, já que o cliente pode usar o plano em qualquer cidade onde exista a cobertura, mesmo que não seja o município onde está o seu domicílio.

Como é a rede credenciada do Amil Dental?
sorriso
Há 25 mil dentistas credenciados à Amil Dental em todo o Brasil. Em capitais a rede é extensa, com diversas especialidades disponíveis. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Amil Dental dispõe de cirurgiões, especialistas em clínica geral, odontogeriatria, radiologia, prótese, pronto socorro, entre outros.

A lista também é grande em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, e razoável em cidades médias, que também contam com uma boa variedade de especialidades, mas possuem um número menor de profissionais. No entanto, em algumas cidades do interior, a lista de dentistas credenciados pode ser bem pequena. Antes de fechar o plano, é útil checar no site da Amil Dental como é a rede na sua cidade.

Como realizar os procedimentos?
A marcação de consultas é feita diretamente com os profissionais credenciados, e eles são responsáveis por pedir a autorização do plano para os tratamentos que serão realizados. Esse procedimento é feito pela internet, através de uma área específica do dentista credenciado.

O que mais eu preciso saber antes de contratar o plano?
– Como todo plano de saúde, o Amil odontológico também possui um período de carência para novos clientes. Para urgência e emergência, a carência é de apenas 24 horas; para consultas, 30 dias; cirurgias, 60 dias; tratamento de canal, 90 dias; e para próteses, 180 dias. No entanto, a Amil oferece condições melhores para quem paga o convênio odontológico utilizando o cartão de crédito.

– Diferente dos planos médico-hospitalares, o preço da mensalidade não varia de acordo com a idade do cliente, o preço do plano é padrão.

– Existe permanência mínima de 12 meses para os clientes do plano odontológico da Amil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *