Qual a diferença entre o Amil Saúde e o Amil Dental ?
22 Março, 2018
Show all

Amil

5 (100%) 1 vote

A Amil é um dos planos de saúde mais antigos do país. Nasceu em 1978, no Rio de Janeiro, e na década seguinte começou a sua expansão pelo estado de São Paulo. No início dos anos 90, a Amil adotou um sistema de franquias, e com isso aumentou a sua presença por todo o Brasil. Os planos Amil pertencem a três linhas diferentes: a linha Blue, a Dix e a Medial.

Clique aqui para saber qual plano Amil é melhor para você.

Que tipos de plano a Amil tem?

Os planos da Amil oferecem cobertura ambulatorial (de consutas e exames), hospitalar (internações) e podem também oferecer cobertura obstetrícia (de partos), caso esteja prevista em contrato.

Linha Blue: os planos “top de linha da Amil”

Os planos da linha Blue são os mais completos do grupo Amil. Oferecem grande rede credenciada em planos de abrangência regional e nacional. A linha Blue da Amil é classificada por números: você pode contratar um plano Blue 200, Blue 300, e por aí vai… Em algumas cidades, a Amil oferece os planos da linha até o Blue 800.

Quanto maior o número, maior a rede credenciada, ou seja, maior a quantidade de médicos e hospitais aos quais o beneficiário tem direito. Funciona assim: os clientes da linha Blue 300 contam com a mesma rede credenciada de médicos e hospitais que os clientes da Blue 200, com a adição de outros estabelecimentos que a rede 200 não têm. Já a linha 400 conta com outros médicos e hospitais adicionais à linha 300, e por aí vai.

Saiba mais sobre a linha Blue.

Uma outra diferença definida pelos números é a abrangência da rede credenciada. Até 300, os planos da costumam ser de abrangência regional, ou seja, a cobertura médica está disponível em apenas uma região definida por contrato. Já os planos de maior número têm abrangência nacional, ou seja, oferecem a cobertura da rede credenciada Amil disponível em todo o país.

Apesar disso, a empresa prevê cobertura nacional para todos os planos em casos de urgência/ emergência quando os clientes estão em trânsito, ou seja, em uma região do país que não é aquela sua região de cobertura. Explicando melhor: um cliente Blue 300 do Rio de Janeiro conta com uma cobertura regional para exames e consultas, mas se ele estiver viajando por São Paulo e precisar de um atendimento, ele pode contar com a rede de urgência / emergência da Amil naquela cidade.

Linha Medial: boa opção para quem usa pouco

O maior diferencial da linha Medial Saúde da Amil são as mensalidades co-participativas. Como funciona? A ideia é que o cliente pague uma mensalidade fixa que não seja alta e que, conforme utilizar os procedimentos do plano, pague um valor adicional previsto em uma tabela. O objetivo é fomentar o uso consciente do plano de saúde, e reduzir o valor anual gasto pelo cliente com o convênio.

Na teoria, parece uma boa opção para economizar, mas na prática o beneficiário deve analisar se as suas necessidades se encaixam com o que o plano oferece. Se o cliente usar demais, o barato pode sair caro. Assim como na linha Blue, os planos Medial também se classificam por números. Quanto maior o número, maior a rede credenciada.

Confira mais informações sobre a linha Medial.

Linha Dix: a marca popular da Amil

A Dix é a marca mais popular dos planos Amil, e por isso tem o preço mais em conta. O valor mais baixo na mensalidade é um reflexo das características do plano, mais enxuto quando comparado às outras linhas da Amil. A rede credenciada Dix é menor, e todos os planos da linha têm abrangência regional. Assim como as outras linhas Amil, a linha Dix é classificada por números, e quanto maior o número, maior a rede credenciada.

Saiba mais informações sobre a linha Dix.

A rede credenciada da Amil

A Amil tem uma grande rede credenciada espalhada por todo o Brasil. No entanto, o uso que o beneficiário pode fazer da rede credenciada varia de acordo com a localização geográfica em que ele se encontra, e do plano que ele contratou. Por exemplo: em Brasília, a rede credenciada da linha Blue Plus 300 conta com 10 hospitais, já no Rio, a rede para o mesmo plano aumenta para 35 hospitais. Por isso, antes de checar se a Amil é o plano ideal para você (ou qual linha é a melhor), vale checar a rede credenciada na sua região.

Consulte aqui a rede credenciada da Amil em sua cidade.

O que dizem por aí sobre a Amil?

A ANS publica periodicamente um ranking com as operadores que recebem mais reclamações dos usuários. Em setembro de 2013, a Amil estava em segundo lugar nessa lista, entre as operadoras de grande porte. A ANS tem um cálculo específico para fazer este índice, levando em conta a soma das reclamações nos últimos seis meses e a quantidade dos usuários da empresa durante este período. Para acessar estes dados, clique aqui.

Em novembro de 2013, a ANS suspendeu as vendas de alguns planos da Amil por três meses por causa de descumprimento de prazos estabelecidos para atendimento médico, realização de exames e internações, além de negativas indevidas de cobertura. A suspensão faz parte de uma medida ampla, que abrangeu 150 planos de saúde, e não interfere nos planos já vendidos. Compare a lista completa de suspensões aqui.

No site Reclame Aqui, a Amil acumula mais de 4.300 reclamações, mas possui uma reputação regular por responder com frequência às queixas dos usuários. A maior parte dos queixosos é do estado de São Paulo. Para conferir as reclamações do site, acesse este link.

Para ficar mais informado:

– A Amil também tem um plano dental. Conheça.

– Como fazer para contratar um plano de saúde? Saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *